Leak e Deface – 0d4ySec e Lucas Owna- Exército

Duas publicações nesse final de semana relataram ataques contra páginas do Exército Brasileiro.

Na primeira delas Lucas Owna apresentou desfiguração que foi realizada contra página do EB. A ação foi creditada ao autor do tweet e a Renkill.

Deface EB
Deface EB

A ironia foi que a página desfigurada falava sobre a necessidade de uniforme adequado para solenidades militares. Com certeza os novos “trajes” que página apresentou depois do deface não estavam de acordo com o exigido pelo padrão militar.

Na segunda ação foi divulgado um extenso vazamento de dados. Tweet publicado por 0d4ySec apresenta um link para o serviço de compartilhamento de texto Ghostbin no qual o output de SQLMap contra página do Departamento-Geral do Pessoal (DGP) do EB.

Os registros parecem se referir a uma aplicação de service desk destinada a integrantes do próprio Exército. Numa das tabelas é possível observar que os registro contém pedidos formulados a esse serviço, contendo inclusive nomes e dados pessoais.

Leak EB
Leak EB

Os ataques não vincularam nenhuma mensagem de conteúdo político ou ideológico. No entanto, é um lembrete de que nenhuma organização parece ser completamente imune a ataques cibernéticos pela comunidade brasileira.