Desfigurações em Escala – Protowave, Lost3r, Inocent, Malokin e VandaTheGod

Identificamos nova sequência de ações de desfiguração de página em escala pelo grupo Protowave Realoaded e pelos hackers Inocent, Malokin, Lost3r (Umbrella Gang), VandaTheGod e Artr0n. As desfigurações ocorreram em páginas de dezenas de municípios dos estados de Goiás, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará, mas concentradas em um mesmo provedor de hospedagem brasileiro, o Universo Online (UOL).

No intervalo de menos de 24 horas, foram ao menos 94 desfigurações de página:

  • 41 desfigurações pelo Protowave Reloaded;
  • 20 desfigurações pelo Inocent;
  • 20 desfigurações pelo Malokin;
  • 8 desfigurações pelo Lost3r;
  • 6 desfigurações pelo VandaTheGod;
  • 1 desfiguração pelo Artr0n.

 

Os ataques foram concentrados em apenas cinco endereços IP, sendo que os diferentes atacantes desfiguraram páginas hospedadas no mesmo IP, o que pode indicar combinação de esforços nos ataques. A concentração de páginas em poucos endereços IP é indicativo de que houve escalada de privilégio nos servidores atacados.

Endereço IP Total de Desfigurações
200.98.190.75 27
200.98.190.91 27
200.98.245.16 15
200.98.190.69 13
200.98.190.72 11

 

 

 

Algumas das desfigurações foram veiculadas com mensagens contendo manifestação político-ideológica, incluindo a #ForaTemer e #AntiGov, contendo mensagens de protesto:

Corrupção há tem todo lugar, mas no Brasil corrupçao virou cultura politica.  O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Povo Passivo, Corrupçao Ativa, Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele !
Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, por uma revolução que chegue e nos leve em sua marcha. Nós mesmos somos o futuro. Nós somos a revolução. Governo Não Tememos VCS !
#ForaTemer #AntiGov

O volume de desfigurações em curto espaço de tempo é indicativo de motivação de diferentes grupos hackers brasileiros, ainda que não existam sinais claros de coordenação entre os diferentes grupos. A veiculação de mensagens com conteúdo político-ideológica (#ForaTemere #AntiGov) sugere que as ações de desfiguração de página devem persistir durante todo o processo eleitoral em 2018.