Nossa especialidade

Por que o mundo do Big Data é infestado por Fake News? Porque o volume de dados por si só não explica o mundo.

Ao agregar análise qualificada a dados primários, o Lab oferece significado e compreensão da dimensão cibernética.

Vulnerabilidades, Ameaças Cibernéticas (estatais e não-estatais), Riscos Cibernéticos e Big Data são nossos temas de interesse.

Objetivos

  1. Contribuir para o robustecimento da Segurança e Defesa Cibernética do Brasil;
  2. Conduzir e produzir pesquisas sobre segurança cibernética de alto nível técnico a partir de dados primários;
  3. Realizar análises que transcendam às meras questões técnicas e que englobem avaliações geopolíticas.

Visão

Ser reconhecido como um centro de competência e de excelência em assuntos relacionados à Segurança e Defesa Cibernética.

Política de Compartilhamento de Dados Primários

Acreditamos que segurança cibernética se faz com compartilhamento de experiências e de informações. Como trabalhamos com dados primários, estamos abertos a compartilhar os nossos dados brutos com aqueles que tenham necessidade de conhecer. Caso seu domínio ou a sua rede tenha sido citada em alguma matéria ou caso tenha interesse em dados primários sobre a sua organização, provedor ou Sistema Autônomo, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

Porque o nome DefCon-Lab?

O nome DefCon-Lab advém do termo inglês para DEFense readiness CONdition (DEFCON), que é um sistema de alerta utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Esse sistema trabalha com 5 níveis de prontidão, onde cada nível DEFCON define cenários específicos de segurança, ativação e resposta.

A DefCon-Lab trabalha com essa lógica de avaliação de cenário de condição de defesa cibernética, oferecendo significado e compreensão da dimensão cibernética.

Compromisso DefCon-Lab

Os dados coletados e as informações apresentados nos artigos e análises publicados no blog são fruto de condutas convencionais no ambiente cibernético, as quais estão em conformidade com as previsões legais do ordenamento jurídico brasileiro.

O conteúdo disponibilizado pelo Lab não está vinculado a nenhum entidade pública ou privada, estando sujeito à licença Creative Commons, desde que citada a origem da informação e que a reprodução não tenha fins comerciais.