Hacker Pxdm desfigura site do SISP

O hacker Pxdm Defacer, integrante do grupo @Df Brazil Hack Team, desfigurou na tarde de hoje (21/maio) o site do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Domínio desfigurado: https://c3s.sisp.gov.br

O invasor não veiculou mensagem política ou ideológica, apenas mandou saudações para os hackers Marceline666, Vandathegod e Morpheus. Isso sugere motivação de ostentar a própria capacidade ofensiva, algo como “hackostentação”.

Segundo o site do Ministério do Planejamento, o “SISP é a estrutura institucional do governo federal que visa o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão da área de Tecnologia da Informação (TI) em sua administração direta, autárquica e fundacional. Seu objetivo central é alcançar os objetivos previstos para a área de TI alinhados às ações governamentais, com mais eficiência, eficácia e economicidade no emprego dos recursos públicos previstos para área.”

O hacker Pxdm desfigura site do SISP

Ainda segundo o Ministério do Planejamento, o SISP atua em oito eixos temáticos centrais, sendo eles: governança de TI, padronização tecnológica, software público, contratações de TI, serviços de rede, segurança da informação, interoperabilidade e governo eletrônico, além de realizar o acompanhamento e melhoria da política de gestão de pessoas vinculadas à área de TI.

O fato de o alvo ter sido o SISP, que é uma das estruturas mais robusta, moderna e segura da administração pública brasileira, demonstra a complexidade do ataque e a capacidade técnica ofensiva do Pxdm Defacer.