Hacktivismo e Eleições 2018 – Falta combinar com os russos?

Reportagem publicada pela Folha de São Paulo, 04/10, trouxe a revelação de que a empresa FireEye encontrou atividade consistente com a interferência russa, no final de setembro, durante a realização de debates presidenciais. 

A reportagem indica que o caso estaria ligado a uma célula do coletivo Anonymous no Brasil:

O caso encontrado pela FireEye está ligado ao braço brasileiro do grupo Anonymous que se identifica como @anonopsbrazil. Eles lançaram uma campanha lançada por eles (sic) no Twitter com a hashtag #OpEleiçãoContraOFascismo”. 

A reportagem indica, ainda, que as ações praticadas teriam sido de impulsionamento por meio de bots.

Os robôs russos —chamados de bots— foram usados então para aumentar o alcance destas publicações, fazendo o assunto ganhar mais relevância nas redes sociais. Em geral, as publicações criticam o modelo democrático e questionam a legitimidade das eleições.

O perfil AnonOpsBR, como resposta ao conteúdo da reportagem, twitou um link para o site de compartilhamento Pastebin.com onde há um manifesto sobre a reportagem.

Tweet – Resposta

Nesse longo texto, o grupo contesta algumas das informações apresentadas e critica duramente a matéria.

 (…) fomos surpreendidos, na data de hoje, com uma matéria no jornal Folha de São Paulo, na qual o jornalista Bruno Benevides descreve mecanismos de influência da rede através de bots e contas falsas. O jornalista parece escrever sobre algo que não domina com vistas a uma entrada na vida política brasileira ao expor o assunto de forma irresponsável, sem a assistência de qualquer especialista, deixando pontas soltas que são, no fundo, prato cheio para propagadores de notícias falsas, utilizando-as para amplificar ainda mais as tensões nessa antevéspera de primeiro turno.

Manifesto Anonymous

A reportagem é econômica na indicação de evidências sobre a influência russa no processo eleitoral brasileiro. Além da menção aos debates presidenciais, faz menção a um evento no final de setembro, o que coincide com a #OpEleiçãoContraOFascismo.

Vale lembrar que a #OpEleiçãoContraOFascismo se iniciou em 25/09, com o vazamento de dados do Ministério da Defesa acompanhado  de mensagens de protestos contra um dos candidatos à Presidência da República.

Esse assunto é distinto do que a Folha relatou sobre os temas que os robôs russos estariam impulsionando em suas publicações: críticas ao “modelo democrático e questionam a legitimidade das eleições”. 

Outro ponto que suscita dúvida na reportagem, ao indicar que “o caso encontrado pela FireEye está ligado ao braço brasileiro do grupo Anonymous”, seria razoável apresentar dados quantitativos (quantos retweets, quantos likes, o tempo que o assunto esteve nos trend topics) ou consequências qualitativas do impulsionamento (a maneira como o tema repercutiu em mídias tradicionais – extravasando os limites das redes sociais) nesse caso concreto.

Parece certo que a Folha poderia ter sido mais explícita em alguns itens:

  • Como a operação russa tem ocorrido no Brasil?
  • Qual foi e de que formas o conteúdo teria sido impulsionado.
  • Aspectos quantitativos como evidências dessas afirmações.

Contudo, em um aspecto a Folha foi explícita e pode ter influenciado: “O jornalista viajou a convite da FireEye”.

Pelas dúvidas semeadas pela reportagem parece razoável lembrar e emendar a anedota atribuída ao jogador da seleção brasileira de 1962, Garrincha: faltou combinar com os russos, com os norte-americanos ou com os dois?

Link para reportagem: Folha

Link para resposta do Anonymous: Pastebin