Negação de Serviço – OpPeru e OpFrance

Nosso sistema de Monitoramento Avançado Persistente identificou sequência de ataques de negação de serviço contra alvos da França e do Peru. Tratam-se de ataques no escopo das #OpPeru e #OpFrance.

Os ataques foram realizados nos últimos dias pelos grupos hacktivistas Sharpshooter e Shizen, integrantes do Pryzraky.

Os ataques de negação de serviços da #OpFrance acontecem em sintonia com os protestos dos coletes amarelos (gilets jaunes) contra o aumento dos combustíveis e medidas de austeridade aprovadas pelo governo francês.

Os alvos da #OpFrance – www.ssi.gouv.fr, www.justice.gouv.fr e www.artisanat-commerce-tourisme.gouv.fr – são governamentais, o que reforça o caráter hacktivista das ações de negação de serviço.

DDoS OpFrance
DDoS OpFrance
DDoS OpFrance

Já a seleção de alvos atacados na #OpPeru – ugelhuanta.gob.pe e www.gob.pe -, ainda que sejam governamentais, não parecem ter sido orientados por algum movimento político específico.

DDoS OpPeru
DDoS OpPeru

DDoS OpPeru

 
DDoS OpPeru

A existência de múltiplas campanhas hacktivistas internacionais sinaliza a existência de articulação entre grupos de diferentes nacionalidades dispostos a contribuir com ações ofensivas contra alvos trasnacionais como forma de protesto contra os governos locais.