#Op25Abril – CyberTeam

O grupo português CyberTeam tem atuado de forma sistemática por meio de desfigurações, ataques de negação de serviço (DoS) e vazamentos de dados contra inúmeros alvos.

As ações são realizadas no contexto das #OP4March e #OP25Abril, associadas a protestos pelo aprisionamento de Rui Pinto, responsável pela divulgação do Football Leaks.

Uma das mensagens veiculadas nas ações demonstram o ímpeto ativista do grupo:

A única revolução realmente digna de tal nome seria a revolução da paz, aquela que 
transformaria o homem treinado para a guerra em homem educado para a paz porque pela paz haveria sido educado. 
Essa, sim, seria a grande revolução mental, e portanto cultural, da Humanidade. 
Esse seria, finalmente, o tão falado homem novo. José Saramago
      

Pedem que nos lembremos da idéia e não do homem, porque o homem pode falhar, ele pode ser apanhado, pode ser morto e esquecido.
Mas, 400 anos depois, uma idéia ainda pode mudar o mundo...

Dentre os alvos vários órgãos públicos e entidades privadas portuguesas (instituições financeiras – Caixa Agrícola, BBVA Portugal, Portal das Finanças).

Lista de Alvos
Lista DB

Um dos alvos de alto perfil que foram vítimas do CyberTeam inclui a empresa de tecnologia Altice Portugal. A equipe invadiu servidores e realizou vazamento de dados de funcionários.

Altice
Invasão Altice

Além disso, alvos em Cabo Verde (Sistemas da Direção de Estrangeiros e Fronteiras da Policia Nacional), Coreia do Sul (websites .kr e KRDNS) e Panamá (Polícia Nacional) foram atacados como parte das ações hacktivistas. 

Domínios .kr
Domínios .kr
Cabo Verde
Panamá

Além disso, o grupo indicou que conseguiu realizar uma invasão a página/serviço do Parlamento de Portugal de forma bem sucedida. Será que teremos novos leaks adiante?

Parlamento

O CyberTeam tem um histórico significativo de ações ofensivas por meio de diferentes ações. Alvos de alto perfil foram atacados com frequência e o grupo parece indicar sua disposição em continuar as campanhas hacktivistas.