OpColombia – Continuidade

A OpColombia é uma operação hacktivista de grande intensidade que conta com a adesão de atores e grupos de múltiplas nacionalidades. Podem ser destacados os seguintes: Y0urAnonOPS, EterSec e Sin1peCrew,.

Uma das razões da intensificação das ações hacktivistas tem sido a constante violência policial praticada por autoridades colombianas no intuito de restringir protestos que estavam sendo realizados. Parece certo que essa reação violenta por parte do governo somente irá intensificar as ações hacktivistas.

O grupo EterSec realizou vazamento de dados da Industria militar da Colômbia, que incluem usuário e senhas. Além disso, há um extenso relatório de compras e vendas de materiais. Os dados são todos recentes (mês de abril de 2021).

OpColombia
OpColombia
OpColombia
OpColombia

O coletivo Y0urAnonOPS também realizou vazamento de dados de imagens de aquisições de veículos e blindados por parte do governo colombiano.

OpColombia
OpColombia

Por fim, o coletivo Sin1peCrew também promoveu vazamento de dados provenientes da Personeria de Bogotá.

OpColombia
OpColombia
https://www.personeriabogota.gov.co/
https://www.personeriabogota.gov.co/

A OpColombia não dá sinais de redução de intensidade, aliás, as ações tem se tornado mais intensas e migraram para ataques de vazamentos de dados contra alvos relevantes do governo colombiano.