#OpCovid – Hacktivismo é contagiante

A grave crise do Covid-19 tem sido um flagelo em nível global. Todos os países têm sofrido com problemas econômicos e, principalmente, com o número de contaminados e vítimas. Governos têm atuado para conter a pandemia – alguns de forma mais consistente que outros – com atuação normativa, aquisição de insumos/medicamentos e medidas emergenciais.

Como não é de se surpreender, há um misto de incompetência, irresponsabilidade, corrupção e falta de transparência em inúmeros países. Em resposta, a comunidade hacktivista latino-americana tem reagido de forma intensa. Esse post apresenta alguns dos principais ataques realizados (seria impossível apresentar todos!).

Purpl3Panda

Um dos ataques realizados foi direcionado para a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (dive.sc.gov.br). A ação foi realizada por Purpl3Panda.

Tweet – Purpl3Panda

O ataque tem nítido caráter hacktivista e traz a seguinte mensagem:

Saudações, nós somos Anonymous.
 Vocês fraudam 33 milhões em respiradores e acham que vai ficar por isso mesmo ?
11,123 mortos, mais de 11 mil famílias despedaçadas. Milhões de brasileiros vivendo a sombra da ansiedade e vocês fazem isso conosco ? Sabe o que é o mais engraçado ? é que na página principal de vocês está escrito "CORONA VÍRUS" em um tamanho colossal. Mesmo assim vocês zombam de nós e nos tratam apenas como números.  
Senhores governantes de Santa Catarina e aos envolvidos nessa fraude, estamos observando de perto.
Nós não estamos blefando.

O acesso aos bancos de dados incluem as tabelas de intranet com campos de usuário e senha.

Leak – Purpl3Panda

Outro exemplo de atuação nesse mesmo contexto hacktivista do Pastor Valedemir Santiago:

Exposed – Valdemiro Santiago

A motivação para o exposed:

Valdemiro, você ignora a ciência e explora a ignorância dos menos favorecidos para
vender placebos a preços exorbitantes. Se aproveita de uma PANDEMIA GLOBAL
para o enriquecimento próprio.
Prega um falso evangelho e faz de comércio a fé alheia.

Chaos Computer Club Brasil – CCC

Um dos grupos hacktivistas brasileiros mais atuantes na #OpCovid tem sido o Chaos Computer Club Brasil – CCC, em atuação conjunta com o coletivo Anonymous Piauí. Nos últimos 30 dias o grupo foi responsável por uma sequência de (ao menos!) oito ataques contra órgãos públicos federais, prefeituras e a OAB/PR.

Em uma publicação no Twitter o grupo divulgou desfiguração de página à Secretaria de Turismo de Santa Catarina.

 
Deface Sec Turismo/SC

Em outra publicação foi apresentado vazamento de dados e a desfiguração de página da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA), a divulgação incluiu os dados de 704 associados.

Deface – abrampa

Também a Associação dos Procuradores Autárquicos e Fundacionais do Estado do Pará (APAFEP) foi alvo de vazamento de dados.

Leak – AFEP

A publicação de leak ANAC incluiu a divulgação de uma série de credenciais de acesso, além da revelação de que mais de 20 mil registros ainda estariam à disposição do CCC.

Leak ANAC

Outra publicação de alvo perfil foi o leak do Ministério do Desenvolvimento Agrário (atualmente incorporado à Casa Civil).

Leak – MDA

Desfigurações de página aos municípios de Mogi da Cruzes/SP e Casinhas/PE, além de vazamentos de dados de Jandira/SP e Cabo de Santo Agostinho/PE.

Leak – Jandira
Leak – CABO DE SANTO AGOSTINHO
Casinhas Deface

Por fim, dados divulgados da Ordem dos Advogados do Brasil, unidade Paraná, em protesto a Marcelo Rangel (Prefeito de Ponta Grossa).

OAB PR
Digital Space

Nessa mesma linha o pessoal do Digital Space, formado por Ergo e SNM Anops, atuou contra o Exército Brasileiro como protesto referente à atuação do atuação do governo brasileiro na Covid-19. Em publicação no Twitter o coletivo indicou que possui mais de 200 mil registros de integrantes das forças armadas.

Tweet – Digital Space

O grupo tem conotação hacktivista, pois indicou que o vazamento seria um protesto:

Saudações, viemos trazer uma mensagem para o exercíto brasileiro e ao governo federal.
Queremos de vocês responsabilidade, seriedade em meio esse caos que vocês estão ajudando a promover.
3 milhões para incentivo de uma mega aglomeração ? Tomam atitudes ignorando todas as recomendações e revogam baseados nas reações causadas ?
Não permitiremos tamanha irresponsabilidade para com nosso povo. Estamos observando de perto, estamos dentro do sistema de vocês.
Isso não é nem se quer um dos nossos alvos mais importantes e muito menos 25% do tipo de Informações que temos de não só Militares mas como outros órgãos.
Vamos Soltar as DB a baixo e vamos deixar alguns poucos dados somente para comprovar a veracidade junto com um Print de quando estávamos explorando.
TODOS DADOS DO EXÉRCITO CONTIDO NA DB ABAIXO EXIBIDA ESTARÃO A VENDA PARA QUEM SE INTERESSAR EM COMPRAR OS DADOS DOS MILITARES E PACIENTES.
OBSERVAÇÃO TEMOS MAIS DB COM MAIS DADOS QUEM SE INTERESSAR SÓ NOS CONTATAR!!!
América Latina

Exemplo de vazamento de dados ocorrido no Chile contra a Universidad Aconcagua. A ação foi divulgada pelo perfil AnonFollower e atribuída à AzraOne.

Leak Aconcagua

A tendencia é de que ocorra adesão regional à operação, pois ataques em outros países já ocorreram e perfis “globais” do Anonymous tem feito divulgação.

Ao que parece a #OpCovid também é muito contagiante…