Parastoo ataca fornecimento de energia

Identificamos publicações que sugerem que o grupo iraniano Parastoo atacou com sucesso o fornecimento de energia elétrica na Arábia Saudita.

O ataque aparentemente foi bem sucedido em interromper o fornecimento de energia elétrica em quatro províncias do Reino da Arábia Saudita.

O grupo Parastoo apresenta um histórico significativo de ações ofensivas, incluindo algumas ações de alto perfil contra a Agência Internancional de Energia Atômica (AIEA) e uma subestação de energia elétrica da PG&E Metcalf, na Califórnia (2013). Esse histórico relevante sugere que o grupo teria condições técnicas de realizar uma ação ofensiva conforme informado.  

Além disso, a publicação apresenta o que seriam detalhes sobre o sistema de automação industrial na distribuição de energia elétrica do Reino da Arábia Saudita.

PARASTOO
PARASTOO
PARASTOO

Esse parece ser mais um capítulo na tensão – chamada por vezes de Guerra Fria do Oriente Médio – entre o Irã e o Reino da Arábia Saudita. Além de ataques cibernéticos como o Shamoon, os dois países disputam conflitos por procuração na Iraque, Síria e Iêmen.

Em tempo, crédito a quem merece. Essa publicação não seria possível sem a excelente fonte Cybersharafat.