Vazamento de Dados – Gabinete Civil Goiás – YmmurcBan

Identificamos vazamento (20/07) que veicula dados do Gabinete Civil do Estado de Goiás, órgão público de nível estadual equivalente à Casa Civil em nível federal.

A autoria do vazamento foi reivindicada por YmmurcBan, hacker/grupo com amplo histórico de ataques cibernéticos, mas de nacionalidade desconhecida.

A publicação ocorreu no site de compartilhamento de texto Pastebin e indica nome de usuário, e-mail e senhas em claro (uma delas em hash MD5).

Vazamento de Dados – Casa Civil Goiás

A autoria do vazamento foi reivindicada por YmmurcBan, hacker/grupo com amplo histórico de ataques cibernéticos, mas de nacionalidade desconhecida.

Um exemplo do histórico de ataques do hacker/grupo foi o vazamento de dados realizado contra a Câmara Municipal de Matão/SP, em 01 de junho de 2018.

Vazamento de Dados de Matão/SP

Nenhum dos vazamentos teve declaração que indicasse conteúdo político-ideológico. O hacker/grupo demonstra elevada capacidade técnica, está em atuação desde o ano de 2016, praticou um grande número de ataques contra alvos brasileiros, mas seus objetivos não são conhecidos até o presente momento.

Observação

O histórico sobre o domínio gabinetecivil.goias.gov.br de vazamentos de dados com conteúdo similar ao apresentado no vazamento supramencionado:

Além dos vazamentos similares relatados, foram registradas desfigurações de página em 2017-11-04 (Anarchy Ghost) e 2018-03-22 (Silent Attack Brasil). Nesse último registro também um vídeo com demonstração do ataque havia sido postado no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=fkCQMWP46Ow).

O domínio vinculado à Câmara Municipal de Matão/SP camaramatao.sp.gov.br  também acusou a presença de uma publicação que indica o uso de ferramenta sqlmap (pastebin.com/6sRX8NJE – 2016-10-09) e uma desfiguração de página pelo hacker VaporError, em 2016-04-30.

Esse longo histórico de incidentes sugere que os dois ativos computacionais referenciados apresentaram vulnerabilidades que foram exploradas nos últimos dois anos.