Vazamento de Dados – Perobal – Purpl3Pand4

Identificamos, em 11/10, nova  publicação nos site de compartilhamento de texto Pastebin.com contendo vazamento de dados da Câmara Municipal de Perobal/PR.

A ação foi novamente reivindicada pelo hacker brasileiro Purpl3Pan4. A motivação para o leak foi claramente político-ideológica, com explícita menção a #OpEleiçãoContraOFascismo convocada pelo AnonOpsBR.

Os vazamentos incluem nomes de tabelas da base de dados e senhas de acesso da aplicação atacada, além dos payloads utilizados na injeção de código SQL (SQLi) provavelmente utilizada para realizar o ataque.

Vazamento de Dados – Perobal/PR – Purpl3Pand4

Vazamento de Dados – Perobal/PR – Purpl3Pand4

 

Além disso, o seguinte manifesto foi publicado:

Essa é uma mensagem para uma das principais BASES DO APOIO AO FASCISMO. PSC, partido do nosso querido
prefeito CAÇADO ALMIR DE ALMEIDA. Vocês defendem a “moral” e a “família” tradicional, impondo dogmas abusurdos e se escondendo atrás de conceitos da idade do Bronze. Vocês são o cúmulo da hipocrisia.
Falam sobre o doce amor de Jesus mas pregam o ódio através de discursos preconceituosos.
Pregam que bandido “bom” é bandido morto, mas idolatram um homem que foi crucificado como bandido.
Seus dogmas são apenas seus. Não tentem nos impor a nada.

ALMIR DE ALMEIDA, esse recado é para o PSC, mas como você está representando bem a hipocrisia cristã
e é ligado ao partido, você será o encarregado de transmitir a mensagem.

PSC, BANCADA EVANGÉLICA, ESTAMOS MAIS PERTO DO QUE VOCÊS IMAGINAM.

O manifesto referencia o prefeito de Perobal/PR, recentemente cassado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Esse é um aspecto que deve ser destacado na ação hacktivista do hacker brasileiro Purpl3Pand4: trata-se de ação dirigida contra um alvo político que pertence à base de apoio conservadora no Brasil (PSC) e que foi acusado “por irregularidades na contratação de assistentes educacionais”.

O fato de selecionar um alvo politicamente orientado e realizar uma ação de vazamento. Isso não é observado na maioria das ações de hacktivismo, onde a mensagem veiculada e o alvos das ações não são relacionados (p.ex. tribunal estadual atacado em protesto ao governo federal).

Essa ação diferenciada demonstra que Purpl3Pand4 é um ator determinado e com boa capacidade técnica para realizar ações ofensivas.