Vazamento de Dados – Vigilância como commodity

Nova publicação em fórum da dark web anunciou a comercialização de todo o banco de dados de um aplicativo para celular utilizado como “monitoração familiar”.

São mais 700GB de informação sendo comercializadas por 0,5 BTC (cerca de R$ 25.000,00). Os dados incluem imagens, vídeos, e-mails, senhas, áudios, mensagens de WhatsApp, browser e histórico de navegação.

Leak SpyApp

São 35 tabelas que incluem informações sobre chamadas, imagens coletadas com o aparelho vítima, acessos em redes sociais.

Leak SpyApp

São 70 mil usuários da aplicação, segundo informado pelo vendedor. É um número de pessoas muito elevado, sobretudo se considerarmos o tipo de informação coletado pelo App.

O mais chocante dessa situação é que os dados foram coletados por um aplicativo que foi instalado no aparelho da vítima por um familiar próximo (marido, esposa, pai, mãe, etc…). Por falhas de desenvolvimento na aplicação a privacidade de uma pessoa foi disponibilizada no mercado do cibercrime por conta de uma ação de alguém tão próximo.

Esse é um dos casos que retrata como a violação de privacidade se tornou uma commodity. Acessível para usuários comuns, a vigilância deixa de ser monopólio de governos e empresas. É preocupante que métodos de violação de privacidade passem a ser horizontais entre indivíduos da sociedade, fato que banaliza esse tipo de medida enfraquecendo valores basilares como a privacidade e o devido processo legal.