Vazamento de Dados – Universidade de Brasília

Identificamos desfigurações de página (15/04) e vazamento de dados (16/04) da Universidade de Brasília (UnB).

Desfiguração de Página – UnB

O vazamento foi publicado por um novo grupo hacktivista brasileiro chamado Akatsuki Gang, nele estão veiculados mais 1.110 registros que incluem informações como contatos telefônicos, endereços, RG, CPF, CNPJ e algumas senhas em texto legível.

Vazamento de Dados – UnB

A mensagem claramente indica motivação político-ideológica de protesto contra o Ministério da Educação:

Por um Ministério da Educação mais justo! nós queremos ter direito ao orçamento prometido e explicações sobre divergência orçamentária! ABAIXO OS CORTES!

Vale lembrar que poucos dias atrás, alunos da UnB entraram em confronto com a PM na Esplanada dos Ministérios por conta de cortes de verbas que teriam ocorrido no orçamento da universidade. Essa sintonia entre protestos presenciais e ações ofensivas cibernéticas permitem caracterizar o grupo como hacktivista.

Além do novo grupo apresentar vocação hacktivista, a maioria dos seus integrantes mencionados (D3coder, Artr0n, Cooldsec, ./CryptonKing, RausPretu, Lupssw4re, L0ster, CandySec, luffysec)  já realizou ataques de desfiguração de página e/ou vazamentos de dados. O que sugere que Akatsuki Gang é um grupo dotado de efetiva capacidade técnica ofensiva.