Vazamentos de Dados – Colômbia – Pasto

Nosso sistema de Monitoramento Avançado Persistente identificou, em 16/10,  duas publicações (link1 e link2) no site de compartilhamento de texto Pastebin.com contendo vazamento de dados do Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE)Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural da Colômbia.

A ação foi novamente reivindicada por hacker chamado Pasto. Ao contrário do primeiro vazamento, as duas ações apresentaram motivação política-ideológica pela #OpCiberGuerraColombia.

Leak – dane.gov.co
Leak – minagricultura.gov.co

Observação

O sistema de Monitoramento Avançado Persistente possui histórico sobre os domínios www.minagricultura.gov.cowww.dane.gov.co.

Em 09 e 17 de julho de 2016 foram identificadas publicações (pastebin.com/0z4uiidR e pastebin.com/0WmEULwS) contendo dados idênticos aos veiculados nos vazamentos relatados. O que sugere que se trata de uma republicação de conteúdo de leak anterior.

Detalhe adicional que reforça a hipótese de republicação de vazamento anterior são os endereços IP atuais dos dois domínios: www.minagricultura.gov.co (190.217.108.27) e www.dane.gov.co (170.238.64.78). Eles são diferentes do contido no vazamento de 16/10, os quai repetem os leaks de 2016.