WeekLeaks (2) 2019

Identificamos treze novas publicações em redes sociais e nos sites de compartilhamento de texto Ghostbin e Pastebin veiculando dados do Município de Ivoti/RS, da Câmara Municipal de Afonso Cláudio/ES, de página da ONU no Brasil, do portal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Amapá, do Município de Assis/SP, da empresa de fast-food Burger King no Equador, da Universidade de Voronezh na Rússia, do Instituto Bilingue Universitario (IBU) do México, do Município de Monte Carmelo/MG, do Gabinete Civil do Estado de Goiás, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Backbone Squad

O grupo Backbone Squad, nova equipe que teve os integrantes KOSU e 0HSK1 reivindicando esses leaks, foi responsável pelos vazamentos de dados do Município de Ivoti/RS, da Câmara Municipal de Afonso Cláudio/ES e do Município de Assis/SP.

Leak – assis.sp.gov.br – Backbone Squad

No caso do Município de Assis/SP, já houve registro de desfiguração de página em 2017-09-22 pelo hacker CooldSec, da Collapse Gang.

Leak – cmac.es.gov.br – Backbone Squad

A Câmara Municipal de Afonso Cláudio/ES já foi desfigurada em duas ocasiões: em 2017-03-28, pelo épico grupo brasileiro Protowave Reloaded e, em 2018-12-23, pelo hacker aj44x do grupo PRdV.

Leak – ivoti.rs.gov.br – 0HSK1 – Backbone Squad

Por fim, o Município de Ivoti/RS já havia sofrido uma desfiguração de página, em 2016-10-15, pelo hacker brasileiro ZeroSnuup.

Taken Down Root

A equipe/hacker Taken Down Root foi responsável pelos impressionantes vazamentos de dados da empresa de fast-food Burger King no Equador, da Universidade de Voronezh na Rússia e do Instituto Bilingue Universitario (IBU) do México.

Leak – Voronezh State Medical University – TakenDownRoot
Leak IBU Instituto Bilingue Universitario TakenDownRoot

O vazamento do Burger King indica que foram acessados dados 155.645 clientes da rede de restaurantes fast-food, embora os dados de apenas 1000 usuários tenham sido expostos no leak.

Leak – BurgerKing Ecuador – TakenDownRoot

Nos três casos o vazamento de dados ocorreu por falha de configuração de banco de dados MongoDB.

Warriors Crew

A equipe foi responsável pelo vazamento do portal do PDT/AP e da Universidade Federal de Pernambuco. Em ambos os casos a quantidade de dados disponibilizados com o leak é impressionante.

Leak Universidade Federal De Pernambuco UFPE Warriors Crew
Leak PDT-AP Warriors Crew

No caso do vazamento de dados do PDT/AP, é o quarto vazamento consecutivo sofrido pela instituição. Foram identificados atques em:

  • 2016-06-26 – pastebin.com/FpmsMdgT
  • 2018-05-28 – ghostbin.com/paste/sxgjt (offline) – HYS TEAM
  • 2018-10-28 – pastebin.com/1hdG0JVL – MR.JOKER

Unlimited Bullets

Foi responsável pela divulgação de links que indicam a existência de vazamento de dados da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Além do link para download dos dados, há um link para fórum na rede onion.

Ymmurcban

O hacker Ymmurcban publica vazamento de dados de forma reiterada desde o ano de 2016. Nessa ocasião ele foi responsável pelo vazamento de dados do Gabinete Civil do Estado de Goiás.

Leak – gabinetecivil.goias.gov.br – ymmurcban

No caso do vazamento de dados do Gabinete Civil do Estado de Goiás, é o quarto vazamento consecutivo sofrido pela instituição. Foram identificados atques em:

  • 2017-07-24 – pastebin.com/2BSLSfDd (offline) – b0tx
  • 2018-07-20 – pastebin.com/TJVSc7iy (offline) – Ymmurcban
  • 2018-12-21 – ghostbin.com/paste/n97ra (offline) – TDA Team

Tenente

O hacker brasileiro que responde pelo nick ‘Tenente’ foi responsável pelo vazamento de credenciais de acesso de página da ONU no Brasil: nacoesunidas.org. O leak não foi acompanhado de qualquer manifestação político-ideológica contra a ONU.

Leak ONU Brasil – Tenente

Autoria não identificada

Dois vazamentos não tiveram sua autoria identificada: de conta de administrador da página do Município de Monte Carmelo/MG e uma publicação de dados do PDT/AP (possivelmente repetição do vazamento realizado pela Warriors Crew.Autoria não identificada

Leak – PDT-AP
Leak – MonteCarmelo