Hacktivismo e Eleições 2018

Com a proximidade das eleições o clima de acirramento político no Brasil se amplia a patamares inéditos na história recente. Como a dimensão cibernética não existe no vácuo, reflete esse panorama político-ideológico. Ela é, contudo, agravada pela capacidade ofensiva demonstrada por diversos hackers e/ou grupos brasileiros. Se para causar impacto presencial manifestantes precisam de um contingente grande de pessoas para bloqueio de vias públicas, hackers e/ou grupos podem manejar grandes ataques de negação de serviço com poucos recursos financeiros e computacionais.

Exemplos desse acirramento e da capacidade ofensiva foram observados na última semana pela publicação de desfigurações de página favoráveis/contrárias a diferentes candidatos, além da publicação do que seria um ransomware contrário a um dos candidatos a Presidência da República.

As ações de desfiguração de páginas foram praticadas pelos hackers brasileiros
L3f7ShPr0w4r, Malokin e VandaTheGod, todos com histórico relevante descrito aqui no Lab.

Nos textos é possível observar publicações de apreço por alguns candidatos, além de manifestação de caráter anarquista.

Deface FNDE

Junto da desfiguração em apoio ao candidato Jair Bolsonaro, realizada pelo atacante Pr0w4r, foram publicados links que contém arquivos que seriam de acesso restrito no FNDE, o que caracterizaria a ação como de vazamento de dados.

  • https://transfer.sh/D0LHX/Relatorio_Pagamentos.pdf
  • https://transfer.sh/SpX2p/Relatorio_ReceitaDespesa.pdf

Deface FNDE
Deface – Itumbiara

Os ataques não são apenas em um sentido, página do PSDB permanece desfigurada veiculando imagem de candidata Gleisi Hoffman (PT-PR).

Desfiguração de página no site do PSDB

Aspecto mais notável foi a confecção de um ransomware em forma de protestos contra um dos candidatos à Presidência da República. Publicado pelo hacker L3f7Sh e elaborado em Python e compilado para Linux, o ransomware parece ter como alvos os eleitores do candidato.

BolsoCry – Ransomware
BolsoCry – Ransomware

As eleições são motivo de querela entre as pessoas no cotidiano. Ao que parece o tema passou a se manifestar também na dimensão cibernética com ações ofensivas favoráveis e contrárias a diferentes candidatos.