Vazamentos de Dados – Paraná

Nova ação hacktivista foi identificada no dia 14/05 . O grupo HYS Team publicou no Ghostbin (site de compartilhamento de texto) dados pessoais do ex-governados do estado do Paraná (Beto Richa – PSDB-PR) e da atual governadora (Cida Borgetti – PP-PR).

O grupo já foi referenciado aqui no Lab com vazamento de dados do youtuber Felipe Neto.

Exposed – Paraná

É possível argumentar que os dados são públicos e não revelam “coisas secretas”, contudo informar publicamente CPF, endereços residenciais, telefones e correios eletrônicos pode provocar embaraços e consequências concretas para os políticos a quem os dados se referem.

O fato notável desse ataque é a publicação de uma nova Operação #AResistencia. Ela parece ser uma referência aos políticos/candidatos envolvidos em denúncias de corrupção e a ameaça de que outros serão alvo desse tipo de vazamento de informações pessoais.

Essa é mais uma evidência que sugere que a comunidade hacktivista brasileira se engajará em campanhas hacktivistas (por exemplo: #OpEleicoes2018, #votoimpressoJa, #AResistencia) no período eleitoral, aos moldes do que se observou nos casos de #OpOlympicHacking (2016), #OpOperadoras (2016 e 2017) e #OpStopBlocking (2016 e 2017).